18 julho, 2009

Saintpaulia ionantha

Em 04/08/2009 - com sua florzinha linda!! Olha que bebezinha mais fofa!!!







Não é porque ela é uma violetinha que não merece uma foto, ela é linda na sua simplicidade!!! Nem lembro mais a cor dela!

Nome Científico: Saintpaulia ionantha
Nome Popular: Violeta, violeta-africana
Família: Gesneriaceae
Origem: África

A violeta é uma planta delicada, porém de certa forma rústica e de fácil cultivo. Suas folhas suculentas podem ter formas e tonalidades diferentes de acordo com variedade, mas em geral são verdes e em formato de coração, com a superfície aveludada. As flores, da mesma maneira, podem se apresentar de diversas tonalidades e combinações de branco, rosa, salmão e violeta. Suas formas também variam, podendo ser simples ou dobradas, de bordas lisas ou crespas. É uma planta perfeita para cultivar em vasos pequenos sob a iluminação difusa do lado interior de uma janela. Devem ser cultivadas a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável, com regas regulares. Não tolerante ao frio e geadas. Multiplica-se através de estaquia das folhas.

2 comentários:

  1. Tenho 3 mas não consigo que voltem a florir apesar de terem bastante luz. Acho até que têm as condições indicadas, talvez lhes falte é o adubo indicado. Podem dizer-me qual é?

    ResponderExcluir
  2. Olá Fátima, tudo bem? as minhas chegam a tomar o solzinho da manhã depois o sol muda e tal. O adubo que uso atualmente é o ouro verde foliar encontrado em qualquer supermercado, coloco apenas na terra ou no pratinho com água, elas florescem direto! Depois me diz se deu certo. Boa sorte!

    ResponderExcluir