12 março, 2012

Misho de Jambolão - 01/2012



Ele cresceu bem, dei um podada pois estava com ferrugem, ele tá parecendo os ipês de Brasília, a maioria tem ferrugem, ainda vou perguntar a um botânico porque!!! Mas de resto ele está bem maior...................




Em 05/10/2012 - Ela cresceu direitinho, nem precisei podar drasticamente
pois ela está bem bonitinha e acho que proporcional 





Esse era um que eu achava que não ia brotar, peguei uma semente no chão, amassada de tanto pisarem que nem dava fé e não é que o danadinho é bonitinho!!!!!

Nome Científico: Syzygium jambolanum
Sinonímia: Eugenia jambolana, Syzygium cumini, Calyptranthes oneillii, Eugenia cumini, Myrtus cumini
Nome Popular: Jambolão, baga-de-freira, guapê, jamelão, jalão, azeitona, jambuí, azeitona-da-terra
Família: Myrtaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia
Ciclo de Vida: Perene

O jambolão é uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente. Suas flores são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais. Os frutos são do tipo baga, pequenos e ovóides como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. A polpa carnosa envolve uma única semente.

De sabor doce, porém um pouco adstringente, os frutos são em geral agradáveis ao paladar. Apresentam o único inconveniente de manchar a pele e as roupas e, por ocasião da queda, veículos e calçamentos também. Por este motivo, esta bela árvore de sombra refrescante no verão, não é muito indicada para arborização de ruas, avenidas e praças, reservando-se seu plantio para parques maiores e sítios. Os frutos do jambolão podem ser consumidos in natura ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo e bem drenável, com regas periódicas no primeiro ano de implantação. Árvore tipicamente tropical, o jambolão aprecia o calor e a umidade, com crescimento rápido a moderado. Multiplica-se por sementes.

Medicinal
Indicações: Diabetes, afecções gástricas e pancreáticas, diarréia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, estimulante gastrointestinal, flatulência, afecções respiratórias.
Propriedades: Adstrigente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica.
Partes usadas: Frutos, sementes, casca do caule e folhas.

Fonte: Jardineiro. net
Autor: Raquel Patro


Em 20/07/2012: Ele tem se desenvolvido bem! E adora um solzinho!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário