Eu e as minhas meninas desejamos um Feliz Natal a todos, com muita saúde, paz, amor, dindin no bolso e que Deus continue abençoar as suas vidas e iluminado os seus caminhos!! Até 2013 |
Um blog que fala sobre plantas em geral, sem se apegar apenas uma espécie, venha, leia, aproveite, critique se necessário e sejam bem vindos!!!! Estou aberta ao aprendizado diário!!!
17 dezembro, 2012
21 novembro, 2012
12 outubro, 2012
05 outubro, 2012
Baobá - Andasonia Digitata
Um baobá na sua sala:
Coloque-o num local quente (temperatura miníma 12°C) e com bastante claridade, perto de uma janela. Há regiões onde é possível colocá-lo no exterior, a partir do mês de Junho até Setembro.
Regue-o generosamente quando o torrão de terra está seco. Pode esperar 1 mês até à rega seguinte. Continue as regas mesmo que o baobá perca as folhas durante o Inverno.
Pode deixar crescer o seu baobá como uma planta de interior transplantando-o num pote de barro de tamanho apropriado ou num recipiente de reserva de água.
Regue-o generosamente quando o torrão de terra está seco. Pode esperar 1 mês até à rega seguinte. Continue as regas mesmo que o baobá perca as folhas durante o Inverno.
Pode deixar crescer o seu baobá como uma planta de interior transplantando-o num pote de barro de tamanho apropriado ou num recipiente de reserva de água.
O baobá transplanta-se de dois em dois anos:
- Pode as raízes por um terço do seu comprimento.
- Escolha um pote de terracota com buraco, de um tamanho superior.
- Encha-o com uma mistura de terriço (70%) e de areia (30%).
- Envase-o e regue-o.
- Pode as raízes por um terço do seu comprimento.
- Escolha um pote de terracota com buraco, de um tamanho superior.
- Encha-o com uma mistura de terriço (70%) e de areia (30%).
- Envase-o e regue-o.
Características e utilizações:
O baobá (Adansonia digitata) é uma das árvores mais úteis do Sahel. Por isso, a população protege-o e venera-o. Fonte de sombra e ponto de referência na paisagem, serve de local de reunião para os mercados ou outras manifestações.
As folhas ricas em cálcio, ferro, proteínas e lípidos, constituem um complemento alimentar muito útil.
O fruto é vulgarmente chamado "pain de singe". A sua polpa permite a fabricação de bebidas refrescantes, ricas em vitaminas B1 e C.
As plântulas jovens e as suas raízes comem-se como os espargos.
As sementes negras que se encontram na polpa podem ser grelhadas e consumidas. Contêm mais proteínas que o amendoim e têm uma percentagem de lysine (ácido aminado indispensável ao crescimento) mais elevada que as leguminosas.
Na altura da subida da seiva, os camponeses extraem a fibras da cortiça a uma altura de 1,50 metro sobre toda a circunferência para confeccionar cordas.
A madeira macia e esponjosa não é praticamente utilizada. Contem muita água, até 10.000 litros, nas árvores mais grossas. Em caso de seca, os homens e os animais mastigam-na para atenuar a sede.
As árvores mais velhas têm, muitas vezes cavidades naturais ou escavadas que servem como cisternas de água ou como celeiro para cereais e outras provisões, quer como refúgio ou local de sepultura.
O baobá é uma árvore muito resistente ao fogo e à seca.
Não se lhe conhecem muitos inimigos:
- As mais jovens são destruídas pelos animais ou pelo fogo,
- as maiores são danificadas pelos elefantes que partem os ramos,
- as mais velhas são fulminadas pelos raios, derrubadas pela tempestade.
- As mais jovens são destruídas pelos animais ou pelo fogo,
- as maiores são danificadas pelos elefantes que partem os ramos,
- as mais velhas são fulminadas pelos raios, derrubadas pela tempestade.
![]() |
Esse não é meu, é do proprietário do site: www.planfor.fr, vou torcer para a minha crescer... |
19 setembro, 2012
Brinco de princesa - Fuchsia Hybrida
Que planta mais linda, a minha toma sol pela manhã e não posso esquecer NUNCA de molhá-la senão ela fica muito tristinha e as folhas para baixo.
20 julho, 2012
Sedum Burrito
Esta planta tem uns 3 anos, está mais linda do que nunca!!! Meu burrito está enoooorme!
10 junho, 2012
04 maio, 2012
12 março, 2012
Misho de Jambolão - 01/2012
Em 05/10/2012 - Ela cresceu direitinho, nem precisei podar drasticamente pois ela está bem bonitinha e acho que proporcional |
Esse era um que eu achava que não ia brotar, peguei uma semente no chão, amassada de tanto pisarem que nem dava fé e não é que o danadinho é bonitinho!!!!!
Nome Científico: Syzygium jambolanum
Sinonímia: Eugenia jambolana, Syzygium cumini, Calyptranthes oneillii, Eugenia cumini, Myrtus cumini
Nome Popular: Jambolão, baga-de-freira, guapê, jamelão, jalão, azeitona, jambuí, azeitona-da-terra
Família: Myrtaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia
Ciclo de Vida: Perene
O jambolão é uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente. Suas flores são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais. Os frutos são do tipo baga, pequenos e ovóides como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. A polpa carnosa envolve uma única semente.
De sabor doce, porém um pouco adstringente, os frutos são em geral agradáveis ao paladar. Apresentam o único inconveniente de manchar a pele e as roupas e, por ocasião da queda, veículos e calçamentos também. Por este motivo, esta bela árvore de sombra refrescante no verão, não é muito indicada para arborização de ruas, avenidas e praças, reservando-se seu plantio para parques maiores e sítios. Os frutos do jambolão podem ser consumidos in natura ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo e bem drenável, com regas periódicas no primeiro ano de implantação. Árvore tipicamente tropical, o jambolão aprecia o calor e a umidade, com crescimento rápido a moderado. Multiplica-se por sementes.
Medicinal
Indicações: Diabetes, afecções gástricas e pancreáticas, diarréia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, estimulante gastrointestinal, flatulência, afecções respiratórias.
Propriedades: Adstrigente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica.
Partes usadas: Frutos, sementes, casca do caule e folhas.
Fonte: Jardineiro. net
Autor: Raquel Patro
Em 20/07/2012: Ele tem se desenvolvido bem! E adora um solzinho!!
10 março, 2012
17/02/2012 - Caliandra Rosa
Em 05/10/2012 - Ela quase morreu na seca, mais ai eu fui molhando, molhando e ela sobreviveu para a minha alegria. |
Em 10/03/2012 |
Nome Científico: Calliandra tweedii
Nome Popular: Caliandra, esponjinha, mandararé, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Excelente para formar cercas vivas e renques, a caliandra possui ainda o charme de suas florezinha felpudas. Vermelhas e com longos estames as flores da caliandra fascinam as crianças. Além de cercas pode ser plantada como planta isolada com podas regulares para estimular o seu adensamento.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, sem cuidados especiais pois é bastante rústica. Multiplica-se por estacas e sementes e é tolerante ao frio.
Em 20/07/2012: Essa cresceu muito bem, só que essa é vermelha, está linda!!!!
14 fevereiro, 2012
13/02/2012 - Flor Leopardo
Eu me surpreeendi com a beleza dessa flor, agora entendo o porque do nome dela, só tem um porém, só dura um dia e no fim do dia já fecha e de manhã cai o botãozinho seco. |
E a noite, ela já estava fechando... |
Em 20/07/2012: Precisou ficar no sol para brotar bem!!!
Em 10/03/2012:
Nome Científico: Belamcanda chinensis
Sinonímia: Gemmingia chinensis, Ixia chinensis, Belamcanda punctata, Belamcanda pampaninii, Paradanthus chinensis
Nome Popular: Flor-leopardo, lírio-leopardo
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Japão e China
Ciclo de Vida: Perene
Planta muito rústica e florífera, a flor-leopardo dá um toque selvagem no jardim. Ela apresenta folhas verde-azuladas, achatadas e em forma de leque, muito ornamentais. A inflorescência surge de um longo escapo floral, e é composta de muitas flores de coloração amarela, alaranjada ou avermelhada, pintalgadas, como o felino que dá nome à planta.
Vedete de muitos paisagistas, é muito versátil e adapta-se a todo território brasileiro. Sua beleza é destacada em maciços, mas também pode ser cultivada em bordaduras e canteiros, assim como em vasos. A época de floração se estende por todo o ano, mas é mais abundante no verão.
A flor-leopardo não é muito exigente. Devemos cultivá-la sob sol pleno ou meia-sombra, em solos férteis e adubados com matéria orgânica. As regas devem ser semanais e a adubação pelo menos duas vezes por ano, para uma boa floração. Não tolera encharcamento. Multiplica-se por divisão das touceiras e através de sementes que germinam espontaneamente próximo à planta mãe.
Autor: Raquel Patro
Assinar:
Postagens (Atom)