24 setembro, 2009

Phalaenopsis


Nome: Phalaenopsis
Nome popular: Orquídea borboleta
Família: Orquidaceae
Origem: Indonésia, Filipinas e Austrália

Híbridos de Phalaenopsis amabilis tem as pétalas e sépalas brancas e o labelo varia bastante.
Estes híbridos são considerados como sendo planta de fácil cultivo dentro ou fora de casa, desde que o ambiente seja suficiente cálido (a temperatura noturna no inverno não deve cair abaixo de 17oC). Parecem gostar especialmente de substrato novo, mas devido à espessura de suas raízes que podem se danificar com facilidade, mudar seu substrato não é tarefa tão simples como parece. Precisa de boa ventilação, meia sombra ou sombra e umidade ambiental. Nunca deixe o substrato secar completamente mas certifique-se de que não há água estagnada nas axilas das folhas para prevenir o apodrecimento. O apodrecimento da coroa (parte central) é um dos piores ataques que estam plantas podem sofrer. Para se obter uma floração abundante, recomenda-se a aplicação semanal de uma fórmula balanceada de adubo (metade da dosagem indicada pelo fabricante), durante 3 semanas seguidas, na quarta, aplicar uma fórmula fosfatada. Na fase que antecede a floração pode-se aplicar as duas fórmulas em semanas alternadas.
Época da floração: Varia de acordo com a espécie e híbridos. Acredita-se que Phalaenopsis tenha aproximadamente 60 espécies e um grande número de híbridos (entre as espécies ou com outros gêneros) o que permite floração o ano inteiro.

Brassavola Venezuelana


Nome: Brassavola Venezuelana
Família: Orquidaceae
Origem: Venezuela e Peru

As caracterísitas dela são as pétalas e sépalas são branco-esverdeadas (bem claras) e o labelo é branco apresentando uma coloracão verde limão bem claro junto à coluna, costuma dar duas flores em forma de estrela de 6 a 8 cms de diâmetro.
Apesar de vegetar em montanhas mais frias e em lugares a nível do mar, é mais fácil de ser cultivada em clima temperado ou quente. Precisa ser bem regada durante o período de crescimento e ter uma ligeira redução durante o inverno. A sua floração acontece no final da primavera.

Maxillaria Picta


Denphal


Nome: Dendrobium Phalaenopsis
Nome popular: Denphal
Família: Orquidaceae
Origem: Nordeste da Austrália e Indonésia

Essa orquídea possui uma gama bastante variada de cores indo de vermelho púrpura a branco puro e dá de 3 a 20 flores por haste e o tamanho varia de 3,5 a 10 cm de diâmetro. Sua duração é de muitos dias. Considerada como uma orquídea de fácil cultivo, precisa de clima quente, devendo ser bem regada durante o período de crescimento, diminuição de rega na fase que antecede a floração. Precisa de luminosidade bastante elevado e uma ventilação muito boa durante o ano todo. Época da floração é no verão e inverno.

Mini Collins

Essa é a que eu comprei em 22/09/2009:
Me deu saudade de ter uma dessa aqui em casa. É linda, é perfeita e parece ter sido pintada pelas mãos maravilhosas de Deus!





Essa é a que eu tinha...

Kananga do Japão




Dendrobium Undulatum


Saintpaulia ionantha











Denphal







Dendrobium Nobile ou Olho de boneca




Dendrobium Thong Chai Gold




20 setembro, 2009

Ornitophora elegans


Foto artística...rsssss

Dendrobium Lodigesii

Em 01/09/2009: Olha que coisinha mais lindinha!!!!




Leptotes Bicolor

Em 22/09/2009: Essa é linda!!
Nome: Leptotes bicolor
Família: Orquidaceae
Origem: Brasil


Considerada com uma planta fácil de ser cultivada, mantenha-a em local de luminosidade média ou mais intensa com bastante umidade ambiental. Nunca deixe o suporte ficar seco por muito tempo mas durante o outono e o inverno reduza a rega. Embora seja originário de regiões montanhosas mais frias, pode ser cultivado em locais um pouco mais quentes.
As características de suas flores são sépalas e pétalas brancas ou branco-esverdeadas. A distribução da color do labelo varia muito: às vezes, ele é branco com uma mácula púrpura junto à sua base, outras, ele é totalmente púrpura. Existe também uma variedade alba.
Ela dá de uma a três flores que variam de 2,5 a 5 cm de diâmetro. Floresce no início da primavera ou inverno.

Pleurothallis sanderianum

Em 18/11/2009: Resolvi passá-la para um vasinho, o tempo aqui tá tão seco que fico com medo de perdê-la se deixá-la só na plaquinha de xaxim. Aqui é preciso molhar todas as noites!










Lankesterella Caespitosa

Foto artística...rss

19 setembro, 2009

Epiphyllum Oxypetalum

Em 14/07/2010: Cresceu muiiiiiiiiiiiiiiito!


Em 07/2010:


Nome: Epiphyllum Oxypetalum
Família: Cactaceae


Origem: México, América central

Epiphyllum Oxypetalum. Esta espécie cresce em regiões tropicais, florestas tropicais. É comum em torno de Veracruz, México, uma área costeira que margeia o Golfo do México. Nesta área, o clima é muito úmido, e as temperaturas variam de forma bastante ampla, de 15,6 ° a 48,9°. Também tem uma estação chuvosa que vai de maio a outubro. Aqui em casa ela fica perto da fonte de água e está bem, acho que ela gosta do solzinho da manhã e da ar fresco da fonte! Suas flores são grandes e vistosas, coloridas e seus ramos são achatados e suculentos. Retira a umidade do ar e do sereno.




Cryptocereus Anthonyanum

Em 19/07/2010: Esse verdão é a mudinha da primeira foto de baixo para cima... Cresceu bastante!







Em 06/2010: Essa veio do Sérgio...


















Em 09/2009: Nome: Cryptocereus Anthonyanum


Família: Cactaceae
Origem: Sul do México

Na natureza, costumam habitar em troncos de árvores do México e da América do Norte. Aqui em Brasília na minha casa ela fica perto de uma fonte de água, com sol pela manhã e que a tarde fica super fresquinho porque fica sombreado. A floração dela é na primavera. É uma planta de fácil propagação, basta pegar um pedaço dela e colocar na terra, pronto, aí já nasce uma nova plantinha!

17 setembro, 2009

Dendrobium Fimbriatum var. Oculatum

Em 23/09/2009: O segundo cacho aberto!!!


Em 17/09/2009: Meu lindinho começou a florescer, aí vieram:




mais um cacho:
dois cachos:


três cachos:

Quatro cachos:

Enfim minha casa está começando a ficar cheirosa novamente!!!


A orquídea epífita Dendrobium fimbriatum var. oculatum é uma das mais de mil espécies que compõem o gênero Dendrobium, nativa da Tailandia, Malasia, Indochina, Burma e Índia. Planta de pseudobulbos cilíndricos e estreitos com folhas duplas distribuidas lateralmente e que caem no período de floração. São eretos e medem de 80 cm a 1 metro de altura; nessas situações acabam tornando-se pendentes. Floresce no inverno e princípios da primavera, com a haste floral pendente surgindo do terço final do pseudobulbo portando cada uma de 7 a 12 flores de cor amarelo ouro e mácula marrom escuro colorindo a base interna do labelo caprichosamente franjado em toda sua borda. Pode ser encontrada na forma completamente amarela, entretanto a mais conhecida é a var. oculatum, com a mácula marrom escuro interna do labelo. Precisa de luminosidade direta e diminuição das regas no inverno. O plantio pode ser feito em cachepôs de madeiras, tamanho médio a grande bem ventilados, substrato fibra de côco. Para garantir sustentação da touceira que forma, pode-se usar guias de metal encampadas com plástico ou hastes de bambú para melhor tutoramento dos pseudobulbos.


Classificação- Gênero: Dendrobium Sw.,

Espécie: Dendrobium fimbriatum var. oculatum;

Tribo: Epidendreae;

Subtribo: Dendrobiinae;

Etimologia: Dendrobium, do grego “dendron“, árvore, “bios“, vida;

Epíteto: fimbriatum, do latim “fimbriatu“, guarnecido de franja ou fimbria, franjado;

oculatum, do latim tardio “oculatu“, o que tem ornamento(s) que lembra(m) olho(s), em referência a coloração marrom escura interna da base do label